Diante da crise econômica e da alta da inflação, muita gente tem necessidade de ter uma renda extra. Algumas franquias aparecem como alternativa para quem deseja investir em um negócio flexível e com investimentos a partir de R$ 2.100.
No mercado de franquias, o Espírito Santo foi destaque no último ano. O Estado teve a maior alta no faturamento da região Sudeste.
O aumento na arrecadação das franquias do Estado foi de 11,6%. Em seguida, aparecem Minas Gerais com 10,8%, Rio de Janeiro (9,5%) e São Paulo (7,1%).
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias também se destaca na criação de empregos. No ano passado foram criados 25.208 empregos diretos nas redes do Estado.
O CEO do Grupo “Encontre Sua Franquia”, Henrique Mol, conta que a pandemia reorganizou a dinâmica de muitas empresas, criando novas condições de trabalho e tornando possível a flexibilidade em muitos negócios.
“No mercado pós-pandemia, nós temos negócios mais sólidos, que se reestruturaram e se adaptaram às novas realidades de mercado, com novos modelos e com muita oportunidade para o empreendedor, principalmente no quesito flexibilidade”, afirma.
Apesar da facilidade ser sedutora, Ricardo Branco, CEO da maior feira de franquias do Brasil, a Franchise B2B, faz um alerta a quem deseja investir em uma franquia como um negócio paralelo a outras atividades.
“Não recomendo deixar à deriva, pois a franquia não é como investir na poupança ou em qualquer outro investimento financeiro. Requer trabalho, e muitas vezes, dá muito trabalho!”
Entre os negócios marcados pela flexibilidade está a Dot Bank, que é o primeiro banco digital operando como franquia no Brasil. Por meio de uma plataforma multicarteiras, a Dot Bank possibilita a gestão, a conciliação, o monitoramento e a liquidação de pagamentos.
Fonte: Tribuna Online