Em comemoração ao Dia do Consumidor, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do
Consumidor) durante os três dias de ação, trará aos moradores orientações relacionadas ao
Direito do Consumidor, a contratação de um serviço, a compra de algum produto, bem como
auxiliar na resolução de problemas de consumo.
A Blitz do Consumidor será exclusiva para os moradores da Serra e vai acontecer, nesta quarta-feira (15), na área de desembarque do Terminal de Laranjeiras. Já nos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, as equipes do Procon/Serra estarão na recepção da Câmara dos Vereadores, em Serra Sede, de 9h às 16 horas. Por dia, a expectativa da organização do evento é atender 60 munícipes.
Negociação de dívidas:
A EDP e a Dacasa Financeira atenderão aos munícipes oferecendo a negociação de dívidas.
Todo o processo vai acontecer no local, com resposta na hora. Quanto a casos relacionados a
outras empresas, a resposta para a negociação de dívidas sairá entre 10 e 35 dias. As equipes
do Procon/Serra darão toda a orientação aos reclamantes.
Quais documentos levar?
Para participar, basta apresentar documento pessoal com foto; comprovante de residência como
morador da Serra; além dos documentos relacionados à reclamação, como nota fiscal, contrato,
extrato de negativação (que pode ser retirado na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL – na
Serra, localizada na Avenida Central, 203, em Laranjeiras), ordem de serviço, protocolo de
atendimento ou extrato bancário.
Segundo a diretora do Procon/Serra, Janaína Ferreira, os assuntos financeiros que lideram as
reclamações que chegam no órgão são os empréstimos pessoais não solicitados, aqueles que
caem na conta sobretudo de aposentados e pensionistas; seguido por reclamação de produtos
que apresentam problemas.
Quanto às dívidas, as mais negociadas são os empréstimos e as dívidas com bancos e
financeiras. Ainda segundo a diretora do Procon/Serra, mulheres e idosos estão entre as pessoas
que mais negociam dívidas. “Apesar de que já estamos observando um aumento de jovens
buscando os nossos serviços para negociar dívidas oriundas de empréstimos”, completou.
Atendimento ao consumidor:
O Procon/Serra funciona das 8h às 17 horas e está situado no Pró-Cidadão, na Avenida Talma
Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe, com atendimento realizado por meio de
agendamento pela internet. Para isso, basta acessar o link http://agendamento.serra.es.gov.br/
e seguir os passos necessários para marcar a data e horário do atendimento.
Em caso de dúvidas, o consumidor pode ligar para o telefone (27) 3252-7243. Denúncias podem
ser feitas pelo número (27) 3252-7242.