O atentado em uma escola pública de São Paulo, nesta segunda-feira, 27, fomentou o debate sobre a segurança escolar em Serra durante a plenária da Câmara. O presidente da Comissão de Educação na Casa Legislativa Municipal, Professor Rurdiney, afirmou que este será o tema da próxima comissão. Em sua fala, o professor também convocou os vereadores, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Saúde do município para participarem da reunião. A próxima comissão ocorrerá na próxima segunda-feira, 3 de abril, às 15h, na Câmara da Serra.
Segundo o parlamentar, já conhecido por pleitear pela Educação da Serra, a cidade precisa estabelecer um Plano Municipal de Segurança Escolar a fim de adotar estratégias integradas para evitar e coibir possíveis atos de violência nas instituições de ensino da cidade.

“Não é só colocar a guarda armada na escola. É fazer um plano de segurança integrada que além de garantir a segurança nos ambientes escolares possam também promover uma cultura de paz dentro desses espaços”, defende.
Para o Professor Rurdiney, além do efetivo da guarda na porta das escolas, é necessário investir em videomonitoramento, ações da guarda dentro das escolas como projetos preventivos, pensar na infraestrutura das escolas para tornar alguns espaços exclusivos para estudantes e profissionais do local.
“Em algumas escolas, a secretaria fica dentro do ambiente escolar de tal forma que muitas vezes uma pessoa de fora passa a ter acesso a espaços de alunos e professores e que pode facilitar a ação de indivíduos mal intencionados”, ressalta.
E, segundo ele, pensar ações antibullying para lidar com possíveis fragilidades emocionais que alunos possam carregar consigo em razão deste tipo de violência. Ele ressalta que este é um trabalho integrado porque algumas ações não são de competência da Educação. Por isso, como presidente da comissão, Professor Rurdiney convocou os parlamentares da Casa, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Secretária de Educação e mais recentemente o Secretário interino de Saúde.